SURPRESAS E DECEPÇÕES

Ao final da quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2017 nos vemos diante de algumas surpresas e decepções bem interessantes. Nenhum analista deve ter imaginado que depois de serem disputados 15 pontos, teríamos entre os 6 primeiros colocados Coritiba, Chapecoense e Bahia, sem demérito para esses clubes, mas pelo seu histórico nas competições anteriores. Corinthians, Grêmio e Fluminense completam o primeiro pelotão, e diga-se de passagem, eu não acreditava em nenhum deles, pelo menos no início da competição. As grandes decepções ficam por conta de Santos, Flamengo, Palmeiras e Atlético – MG, todos na segunda metade da tabela de classificação, e pior, flertando com a zona do rebaixamento. Mas o pior desempenho de todos até o momento é o do Atlético – PR, penúltimo colocado, sem uma vitória sequer. É um início de campeonato surpreendente, mas eu não arriscaria nenhuma previsão a essa altura.
O Santos já trocou de treinador, o do Flamengo já está na marca do pênalti e pode cair a qualquer momento, e Cuca ainda não acertou o verdão desde que retornou ao campeão de 2016.
Ainda tem muito campeonato pela frente. As questões que se colocam são:
1. Os times que largaram na frente terão elenco para continuar no nível apresentado até agora?
2. E aqueles que foram apontados antes do início como candidatos ao título, terão forças para se recuperarem ao longo da competição?

Enfim, vamos aguardar a continuação do campeonato. Daqui a umas 5 ou 6 rodadas já poderemos fazer uma nova avaliação acerca das possibilidades dos times e, quem sabe, concluir que alguns casos eram apenas surpresas agradáveis, ou então que eles vieram para conquistar um lugar de destaque no cenário do futebol brasileiro.

A conferir.